Vasos

    Vasos são elementos decorativos versáteis que podem ser utilizados em ambientes internos e externos, como elementos protagonistas ou complementares . Desempenham um papel importante em projetos paisagísticos, pois são peças marcantes e funcionais.
    O vaso tem uma característica de algo que está em transformação, que deve ser mudado com o tempo.
    A vantagem de utilizá-los na decoração é a praticidade de mudar e incrementar o seu ambiente de forma rápida. No entanto, a escolha do vaso ideal exige alguns cuidados quanto ao tamanho, cores e modelos, além das espécies a serem plantadas.

Vasos Vietnamitas

São vasos importados, com fabricação totalmente artesanal, tornando cada peça única e exclusiva. São feitos em moldes, e não em tornos, e por isso são mais espessos e resistentes. A coloração dos vasos é feito da própria argila e de minerais que ao serem aquecidos reagem possibilitando cores únicas e o efeito vitrificado é resultante da mistura de areia ou sílica que são adicionadas a argila e ao aquecer derretem e cobrem a superfície. As trincas e pequenas fissuras são decorrentes desse processo.

Vasos de Fibra de vidro

São vasos com ótimo acabamento, com diversos modelos, tamanhos e cores. Podem ficar expostos a intempéries, possuem alta resistência e são leves, assim facilitando o manuseio e necessitam de pouca manutenção devido ao perfeito acabamento.
Seu acabamento normalmente é de pintura automotiva de auto brilho, o que o faz ser de estética semelhante ao vietnamita.

Vasos de Polietileno

São vasos com diversos modelos, tamanhos e cores, podendo apresentar texturas em seu acabamento. São bem leves e resistentes ao tempo. 
Normalmente nas cores preto, areia e ferrugem, podem ser utilizados em ambientes externos e internos, plantados ou como cachepot para facilitar a manutenção. 

Vasos de Cimento Cru

São vasos disponíveis em vários tamanhos e formatos, além de possuírem baixo custo. Por serem bem pesados, são difíceis de transportar. São ótimos para áreas externas, apresentam longa durabilidade, todavia devem ser sempre maiores do que o recomendável para a espécie, porque seu espaço interno é reduzido.

Vasos de Cimento Jateado

São vasos disponíveis em vários tamanhos e formatos. Por serem bem pesados, são difíceis de transportar. São ótimos para áreas externas, apresentam longa durabilidade, todavia devem ser sempre maiores do que o recomendável para a espécie, porque seu espaço interno é reduzido. Seu acabamento é em granilha jateada, normalmente em tons terrosos.

Vasos de Cerâmica

Os vasos de cerâmica são muito comuns e podem ser encontrados em diversos formatos. Eles retêm umidade e, ao longo do tempo, ganham uma crosta esverdeada que pode ser limpa com escova de aço. Tendem a ressecar no sol, por isso, a terra deve estar mantida sempre úmida, fazendo com que fique fresca por mais tempo.

Share by: